terça-feira, 11 de novembro de 2008

Instalando o PHPonTrax facilmente no Debian e derivados

Fazendo uma pesquisa pra empresa esses tempos, sobre frameworks, achei varios interessantes. Mas um em especial me chamou a atenção, o PHPonTrax. Tá muita gente pode falar que é apenas um clone de Ruby on Rails e tal, mas ele é muito útil.
  • Primeiro : porque ele realmente é fiel ao Rails, desde os nomes de classes e métodos, até toda a estrutura e documentação!
  • Segundo: Me deparando com isso, e com o relativo crescimento de Ruby on Rails, uni o útil ao agradável. Utilizando um framework poderoso, Orientado a Objeto, MVC, Ajax, Scriptaculous, etc. E também aprender rails enquanto ultilizo o framework na linguagem que domino (PHP).
Quando me deparei com essa possibilidade, já comecei a estudar e a trabalhar "em cima" do framework e com ele. Sim existe outros frameworks como o Cake por exemplo, que tambem é MVC,OO etc. Mas NENHUM é tão fiel ao Rails quanto o Trax. Por isso possibilita a familiarização com o rails e logo ganhando conhecimento em mais uma tecnologia.
Claro que o Ruby é uma linguagem totalmente distinta, mas como a proposta do framework é ser fiel ao rails, tu acaba te acostumando e pensando com o framework.
Bom já digitei muito não passei nenhum comando, pois bem vamos lá:
Assumirei que você tem o o Apache , PHP e o Mysql Instalados. Eu uso Debian, então farei com base nele, logo os caminhos podem mudar, mas o básico pode ser entendido.
Primeiro é necessário instalar o PEAR que pode ser facilmente instalado no Debian com o comando:
# apt-get install php-pear

Feito isso precisamos instalar as dependências do pear para o PHPonTrax:
# pear install MDB2#mysql
# pear install Mail
# pear install Mail_mime

Feito isto, configuramos o Pear para instalar o PHPonTrax com o comando:
# pear channel-discover pear.phpontrax.com

Agora instalamos o PHPonTrax:
# pear install trax/PHPonTrax
Caso você tenha a instalação padrão do php deve ter ocorrido um erro, você precisa aumentar a memória usada pelo php. Isso pode ser feito acessando o seu arquivo php.ini . Numa instalação padrão ele deve estar em '/etc/php5/apache2/'.
Procure a linha memory_limit e aumente o valor de 16M para 256M. Repita o comando:
# pear install trax/PHPonTrax
e pronto.

Mas ainda não estará funcional. Para isto você deve habilitar alguns mods no apache. Basicamente são os mesmos para o rails.
# a2enmod ssl
# a2enmod rewrite
# a2enmod suexec
# a2enmod include
Agora sim podemos começar a diversão.
Criemos um diretorio em /var/www chamado traxapp, isso para não precisar mexer em nenhuma configuração extra no apache.
 # mkdir /var/www/traxapp
Trocamos a permissão:
 # chmod 755 /var/www/traxapp

Em seguida entramos no diretório com e damos o comando:
 /var/www/traxapp# trax .
O trax gerou a estrutura padrão para a aplicação, mas ao acessar localhost/traxapp você esta vendo apenas a estrutura de diretórios. Para arrumar isso basta criar um link simbólico com o nome da sua aplicação para a pasta "public" que o Trax gerou. No meu caso criarei um blog então eu crio um link simbólico para a past a public em traxapp com o comando:
/var/www# ln -s traxapp/public blog
e pronto agora ao acessar pelo navegador com o endereço: localhost/blog deve ter uma tela como esta:


É isso, simples não é? No próximo artigo sobre o Trax farei um passo a passo da configurações de Banco de Dados para o Trax, bem como configura-lo num servidor externo.

T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário